sábado, 31 de maio de 2008

Blade Runner- The Final Cut, de Ridley Scott

Ainda não me consegui aperceber plenamente do impacto que Blade Runner no grande ecrã teve em mim. Acho tão simples a maneira como abraçei esta ida ao cinema, e foi ainda assim como a primeira vez que o cinema se embrenhou na minha alma. Tão pouco mais consigo dizer, esta forma como o cinema está em mim, ver obras tão magistralmente reconhecidas e descobri-las tão bonitas. Final cut.


Blade Runner Final Cut, USA/Singapore, 2008. Realização: Ridley Scott. Fotografia: Jordan Cronenweth. Com: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Daryl Hannah. *****

3 comentários:

  1. não vi o Blade Runner no cinema, mas recordo-me do êxtase de vê-lo pela primeira vez na televisão, naquela idade em que a fantasia nos entra pelos olhos dentro e é tão palpável como se pudessemos abrir-lhe a porta.

    A qualidade de androide, as questões éticas, morais e psicanalíticas abordadas com a superficialidade que o registo pedia (mas mesmo assim abordadas), a música de Vangelis e todo o esquema gráfico da paleta de Ridley Scott, decidido a recriar um futuro distópico com a máxima crueza, são de tal modo esmagadores que acredito que no cinema devam criar salivação, mesmo vinte e cinco anos volvidos. A arquitectura, as cores, a atmosfera é irreal.

    Apenas lamento a escolha de Harrison Ford no papel principal, uma vez que sempre foi um actor de recursos muito limitados, tanto mais que era um carpinteiro sem experiência de palco ou cinema quando foi chamado por George Lucas para Han Solo.

    Até à data, ainda só gostei de vê-lo como anti-herói: Indiana jones, han solo e o piloto de 6 Dias 7 Noites (de longe o seu melhor registo de sempre).

    Rutger Hauer estava em topo de carreira e demonstra-o bem enquanto dominava Hollywood. Pena foi passar a dedicar-se à bebida e a filmes de série Z no período 80/90, destruindo assim a sua credibilidade holandesa. regressa devagarinho às telas, como pôde ser visto em Sin City e Batman Begins, mas em papeis irrelevantes.

    ResponderEliminar
  2. votei... mas fui ver e parece que fui a única! ahahahhaha mas olha, já lá esta o meu voto. Depois do imdb, é provavelmente o lugar de cinema na net onde mais vou...

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Lopes Moura vejo que guardas grande respeito pelo projecto de Ridley Scott, que se mantém até hoje como um dos mais marcantes da sétima arte e um imprescíndivel do género. Quando o vi era muito novinha, mas mantive-o comigo como um dos filmes que me despertou esta paixão de poder um dia fazer eu o meu cinema. Obrigada por passares por aqui, e deixares a tua opinião que conta para mim muitíssimo!

    Princesa ! tu és a maior. claro que deves ter sido a única, sabes que o meu blog não é o mais requisitado da blogosfera certo? :) obrigada

    ResponderEliminar

frames