segunda-feira, 3 de março de 2008

Le Voyage du Ballon Rouge, de Hsiao-hsien Hou


Durante cento e tal minutos fui assaltada desesperadamente por imagens bonitas da minha infância. Se existem palavras que descrevam o trabalho de Hou, melancolia e nostalgia deverão ser as do topo.

Poderia dizer que uma das características deste projecto que homenageia a curta de Albert Lamorisse, é que este projecto audacioso não é para todos. Mas custa-me dizê-lo porque acho sinceramente que qualquer pessoa encontrará uma qualquer ligação, um desprender impossível de uma obra que é acima de tudo exarcebadamente pessoal.

Para mim, todo a personificação de uma Paris banal, e cansada do tempo, leva a que as imagens que nos chegam aos olhos ganhem perpetuamento constante. Consigo quase ouvi-la respirar que as coisas fugazes são as mais belas, e que a perda nos faz crescer, mas no entanto rejuvenescer.

Perseguido por um balão vermelho (ao contrário do que acontece em Le Ballon Rouge de Lamorisse em que é o rapaz que persegue o balão), o balão vai ganhando um peso crucial. Passa a ser introdução, o clímax e o desenlace de uma obra bonita, que se perde em monotonismo e simplicidades, que nos enchem os olhos de um sorriso sensível mas constante. Na verdade, com sensibilidade, Hou conseguiu erguer um belíssimo conto francês, com a sua alma oriental.

Juliette Binoche, por sua vez não só está encantandora como sempre, como está também magnífica com uma representação arrepiante, que comove. O restante elenco está certo em medida, em alma estão presentes

Assim, um balão vermelho persegue um rapaz, que se deslumbra pelos prazeres da infância, pela perdição de uma vida comum, difícil, e pela simplicidade que um caminho na sombra das ruas consegue entregar desejos a quem se julga ainda imortal. Um quadro, uma irmã, uma pessoa que cuida de nós enquanto a mãe está fora são tudo belezas, mas o filme é todo a leveza de um balão vermelho. E depois disso Hou merece todo o respeito.


Le Voyage du Ballon Rouge, France, 2007. Realização: Hsiao-hsien Hou. Fotografia: Pin Bing Lee. Com: Juliette Binoche, Simon Iteanu, Fang Song. ****

Sem comentários:

Enviar um comentário

frames