domingo, 17 de fevereiro de 2008

Revolver, de Guy Ritchie

Revolver abre-se aos nossos pés a partir do primeiro segundo, a partir da primeira imagem. Com uma fotografia esplenderosa, é um filme marcante que vale a pena ver e rever as vezes que forem precisas para começar a fazer algum sentido, e mesmo depois disso.

Ritchie concentra-se assim a trazer-nos bom cinema bem à maneira que nos foi habituando. O cinema de Ritchie tem charme e poder intenso.

Talvez no final o facto de eu procurar a presença de Jason Statham se ligue directamente com a sua participação nos projectos de Guy Ritchie, e talvez por pouco mais que isso. Mas Jason traduz em gestos a presença que é precisa à figura de Green e através deles algumas das milhares de respostas por que no final vamos ansiar. E Ray Liotta com a melhor representação de sempre em toda a sua carreira, fez-me sorrir, sorrir como em poucos filmes uma só personagem me fez sorrir.

Com uma montagem magnífica, o resultado final é um dos meus projectos preferidos de todos os tempos. Uma banda sonora que lhe cabe melhor que todas as críticas algumas vez escritas, e um dos argumentos mais inteligentes dos últimos anos, Revolver é um obra prima que eu sinto necessidade de guardar em segredo. É negro. Tudo nesta obra é de uma beleza inacreditável.

"The greatest enemy will hide in the last place you would ever look."



Revolver
, França/UK, 2005. Realização: Guy Ritchie. Fotografia: Tim Maurice-Jones. Com: Jason Statham, Ray Liotta, Vincent Pastore, André Benjamin, Terence Maynard, Tom Wu. *****

2 comentários:

  1. Eu confesso que já vi o filme há uns aninhos (deixei até uma análise no meu blogue por essa altura), e na altura não o achei nada mas mesmo nada de especial. Lembro-me que fiquei com a impressão de que o filme vivia de aparências... quis ser Tarantino, quis ser X, quis ser Y, e esqueceu-se de ser Ritchie. Beijinhos Fes.

    ResponderEliminar
  2. Eu também só o tinha visto no cinema, quando saiu e portanto tive de revê-lo para confirmar as minhas suspeitas. É um filme magnífico, acho que o deverias rever pelo sim e pelo não. De qualquer maneira não há nada a perder.

    Beijinhos knox! :)

    ResponderEliminar

frames